in

Você sabe para que serve o furinho na lateral da caneta Bic?

Seja na escola, na universidade ou no trabalho, a canela Bic é um clássico mundial. Na verdade, é a caneta esferográfica mais vendida em todo o mundo. Conhecida como Bic Cristal, em 2004 atingiu o recorde de cem bilhões de canetas esferográficas vendidas. Mas, existem algumas coisas que às vezes, nem percebemos nela ou que notamos mais não fazemos ideia do porque aquilo existe. Como por exemplo, aquele furinho que existe tanto na tampa como também na caneta.

Você já se perguntou para que eles servem?

A ideia deste buraco é evitar perdas de tinta. Sem ele, seria impossível usar o objeto corretamente em um avião ou em uma cidade a muitos metros acima do nível do mar, por exemplo. Mesmo uma diferença na pressão atmosférica entre o interior e o exterior faria com que a pena “explodisse”.

E há outro buraco que também atrai muita atenção. Você já deve ter notado que de um tempo pra cá, as tampas do Bic Cristal começaram a ter um buraco na ponta. Isso foi feito em 1991, como uma medida de segurança para a empresa, para evitar que as pessoas se afogassem se conseguissem engolir esse pedaço de plástico.

Você saberia explicar porque o tubo onde a tinta está armazenada geralmente tem a peça final vazia?

Talvez sua primeira resposta seria para economizar nos custos, mas acredite que ele também tem um significado importante. Se fosse carregado com tinta até a borda, ele se espalharia pela sua mão, porque a tinta é um material que se expande com o calor.

Outra curiosidade, é seu formato. É feito assim para facilitar o armazenamento e economizar espaço. Além disso, se fossem circular, rolaram facilmente sobre as mesas. Este formulário também ajudou muitos jovens dos anos 80 e 90 a rebobinar seus cassetes e, assim, economizar a bateria de seu walkman ou rádio portátil.

O criador desta maravilhosa caneta foi Marcel Bich que decidiu apagar a letra “h” do nome da marca quando foi patenteá-la. Seu design tem sido tão popular na história que hoje faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Written by Jane

Pão de ló com frutas – simples de fazer!

5 máscaras faciais caseiras fáceis de fazer e baratas!